terça-feira, 24 de maio de 2011


Dica de leitura

Hoje decidi falar de alguma coisa diferente no blog, e porque não uma dica de leitura?
Minha dica de leitura hoje vai para o livro,  O ladrão de raios (Rick Riordan)

O ladrão de raios

   "Percy Jackson é filho de um deus.Ele está para ser expulso do colégio... de novo. Mas, aos doze anos, esse é apenas mais um de seus problemas : além do transtorno do déficit de atenção e da dislexia, parece que, uultimamente, criaturas fantásticas e deuses do Olimpo saltam dos livrios de mitologia diretamente para a realidade. E ao que tudo indica estão aborrecidos .
O raio mestre de Zeus foi roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo."


Geralmente, as histórias adaptadas de livros para o cinema rendem boas críticas, a maioria delas referente à compilação da história que deve ser adequada para as poucas horas de um longa cinematográfico. No entanto, Percy Jackson foi esquartejado! Pior do que isso, teve a sua história alterada, praticamente reescrita.
Para vocês terem uma ideia, vou utilizar uma comparação básica, resguardando as devidas proporções, claro:
Imaginem que, em "Titanic", ao invés do transatlântico chocar-se com um iceberg, tenha sido alvo de um meteoro! Ou, seguindo o nível de comparação, em "Romeu e Julieta", o casal protagonista não tenha falecido ingerindo veneno, mas sim assassinado por um grupo de neo-facistas.... Pois é... Em Percy Jackson, como o próprio nome já diz, existe um ladrão de raios. Mas enquanto no livro este personagem é um, na adaptação cinematográfica o trombadinha é outro completamente diferente. E isso, apesar de parecer um mero detalhe às vistas grossas, torna-se fundamental para todo o enredo do filme. Outros personagens essenciais foram simplesmente esquecidos, assim como outros detalhes absurdamente alterados. Outro detalhe à título de curiosidade: no livro, Percy Jackson e Anabeth têm doze anos cada. No filme, ambos possuem dezessete e já dão indícios de um novo romance... Além disso, analisando friamente o roteiro, podemos perceber alguns furos primários, independentemente da adaptação literária. Lamentável.

Em suma, Percy Jackson - E o Ladrão de Raios é um bom filme, com efeitos especiais bem trabalhados e uma história contagiante para aqueles apaixonados por história (e para aqueles que já sentem falta de outro raio, aquele presente na testa de um certo bruxinho...). No mais, para quem já leu o livro, não aguardem muita coisa. Tenho certeza de que a indignação será a mesma.




Esta foi minha dica de hoje ! Bjs Maby
0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t